mercoledì 26 novembre 2014

Papa Francisco, uma reviravolta na historia da humanidade



As notícias sobre a Reformada Cúria Romana podem ser encontradas em quase todas as línguas e em jornais católicos e seculares. Uma revolução ou é parte de um processo natural de uma instituição, que procura ser fiel a própria missão?
Eu fico muito feliz de ver que o Papa está dando seus passos para que as coisas mudem dentro do Vaticano, principalmente com a organização dos serviços e ocupação dos cargos de confiança nos diferentes dicastérios.
Talvez este passo na cúria romana possa ser uma mudança muito mais significativa que muitos homens no decorre da história contribuíram no campo social, político e econômico.
Mas gostaria de focalizar-me junto com voce a respeito das mulheres como integrantes ou responsável por um Dicastério, como esse para a família ou para os leigos.
Se lemos na história o papel da mulher na sociedade, vamos nos encontrar com diferentes fases, fortemente marcadas pela cultura, que variam muito de um povo ao outro. Para aprofundar: Mulheres - Cronologia
No Cristianismo e na história do povo de Deus nos encontramos com muitas mulheres que ocuparam cargos e decisões importantes, e que mudaram o rumo da história. Por exemplo: Judite que vence o inimigo Holofernes (Livro de Judite ); Ester a rainha que salva o seu povo (Livro de Ester); Maria mãe de Jesus escolhida por Deus para trazer ao mundo o Salvador (Lucas 1) ; a Samaritana que entra em diálogo com Cristo (Joao 4); Maria de Madalena que anuncia a Ressurreição (Joao 20); e tantas outras histórias contemporaneas. Para citar alguns exemplos: Madre Teresa de Calcutà (26 agosto 1910 – 5 settembre 1997), Edith Stein ( 12 ottobre 1891 –  9 agosto 1942), Teresa de Jesus((28 marzo 1515 – 15 ottobre 1582), Catarina de Sena( 25 marzo 1347 – 29 aprile 1380 ), Clara de Assis (1193 - 11 agosto 1253), etc.
Podemos afirmar que o Cristianismo é um celeiro e ao mesmo tempo protagonista de um reconhecimento recíproco da dignidade dos filhos de Deus, seja ele homem ou mulher.
É necessario entender que apesar dos problemas e erros terríveis na nossa história: "clericarismo, protagonismo" e todos os outros ismo, o "poder" da Igreja é o serviço: O "poder ser próximo", o "poder ajudar", o "poder amar" o "poder fazer o bem", o "poder perdoar" o "poder governar e administrar". Entendendo o "poder" no seu significado etimologico: "ter a propriedade de".

Desta forma, o "poder" da Igreja está exatamente na busca de sua autenticidade e coerencia em respeito a própria vocação. Se hoje ela escolhe pessoas "diferentes" dos paramentros rígidos da sociedade, está sendo sal da terra e luz do mundo, dizendo que a dignidade da pessoa não é misurável ao seu cargo, mas no fato de ser pessoa e amada por Deus. Portanto capaz de assumir responsabilidades e colaborar na construção de um mundo melhor, utilizando os dons e capacidades que recebeu de Deus.




Nessun commento:

Posta un commento