domenica 7 dicembre 2014

Quem ama cuida. Terra, nossa casa!

Acredito que não seja uma novidade que o lixo aumenta em todo o mundo. Mas existe também um projeto que a muito custo tenta educar as pessoas a um uso inteligente do próprio lixo: a coleta seletiva.
Segundo os dados da “Eurostat, um orgão europeu de estatísticas, a Itália, esta ferma nel 11% a respeito da média européia: 24%.
Parece brincadeira, mas cada cidadão produz ao ano 541 kilos de lixo, onde 45% termina no “Lixão” 12% é queimado nos grandes incineradores.

Os países que mais reciclam na Europa são: Alemanhã (48%), Bélgica e Suíça (36%), Austria (40%), Italia (32%) e países baixos (28%), porém os sete Estados da União Europeia a percentual esta abaixo do 10%.

Em Roma por exemplo é uma das cidades européias (mais importante) na produção de lixo. Aproximadamente 2 toneladas por ano. Aqui o recolhimento diferenciado foi sansionado no regulamento municipal a partir do dia 12 de maio de 2005 e quem não respeita as normas podem ser multado até 500 euros (+ ou – 1500 R$).

Porém temos muito que aprender e melhorar. Esta imagem é comum ver todos dias perto dos bancos de recolhimento, principalmente nos subúrbios da cidade.
Para além da nossa dificuldade de separar, muitas pessoas não sabem como fazer, onde colocar, como melhorar os próprio lixo. Mas várias campanhas estão acontecendo em toda a Itália, como por exemplo o Giro de Italia.

Vejamos rapidamente como podemos reciclar.
a) Orgânicos: resto de comida, fruta, verdura, casca de ovo, po de café e filtro de cha, pão, folhas, flores, guardanapos, papel toalha e lenços de papel.
b) Papel, papelão e cartolina: embalagens de papel, cartão, jornais, revistas, cadernos, depliánt, folheto não plastificado, caixa de leite, suco e outros do mesmo tipo.
c) Plásticos e metais: pratos e copos de plásticos, garrafa petty, vasilhas, bolsas, sacolas de supermercado, metal (exceto pilhas e baterias).
d) Embalagens de vidro: garrafas, vasilhas, vidros em geral.

Porém existem também materiais que nao podem ser reciclados, por exemplo: talheres de plástica, formas descartáveis oleosos ou plastificadas, absorventes, fraldas e papel higiênico.
Existem ainda produtos de longa duração que cada dia mais aumentam no mundo: eletrônicos, eletrodomésticos, baterias de carro, contenitores de verniz e solvente, óleo vegetal, vestuário e acessórios, que necessitam de um tratamento especial.

Mas porque precisamos entrar nesta empreitada? Bem, existe mais vantagem que desvantagem, além de pensar no bem ambiental que isso possa trazer no nosso presente, onde manter o lugar mais limpo é uma escolha inteligente que melhora o ambiente que vivemos. Outro aspecto importante é também pensar no futuro: que tipo de planeta queremos deixar para nossos filhos e netos?
Também reciclando economizamos e ajudamos na inclusão e integracão social de muitos agentes que dependem deste trabalho.

Talvez não podemos mudar o mundo, mas podemos mudar nosso modo de agir, o nosso ambiente onde vivemos e dar também a nossa contribuição como cidadãos. Por isso podemos dar uma mão ao nosso planeta, colocando cada coisa no seu justo lugar. A escolha esta em primeiro lugar em nossas mãos. Faça bem a sua!!! 

Fonte: 

Nessun commento:

Posta un commento