venerdì 31 ottobre 2014

Resultados das eleições... Um país dividido?


As notícias de primeira página nas maiorias dos jornais internacionais e também nacionais é de um país dividido. Os resultados numéricos mostram isso.
Em confronto com aquilo que narra os Evangelhos, sobre a questão da divisão. "Pode um reino persistir na divisão?"

Acredito se começarmos pelo que nos separa e divide, teremos pouca possibilidade de persistir como nação e desta divisão muitas coisas difíceis podem sobrevir sobre nós. Por outro lado, acredito que todos querem um mundo melhor, querem um pais mais justo, mas a mudança nao pode só vir por parte de nossas autoridades, que com certeza tem maior responsabilidade, a mudança precisa acontecer a partir de mim e de voce.

Diante deste resultado, o meu dever como crista é rezar sim, rezar pelos governantes, com certeza, mas também rezar pelo povo brasileiro para que não se canse de esperar um mundo melhor, para que nao se canse de sonhar, com uma nação que seja um lugar de justiça, de fraternidade e paz.
Mais uma vez coloquemos nossa vida nas mãos de Deus e repitamos com o salmista: "Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo ao qual escolheu para sua herança". Salmos 33:12

Falei de coisas sérias, mas queria contar uma anedota: "São Pedro perguntou a Deus: "Senhor do céu e da terra, vejo que no Brasil, uma nação muito muito feliz que não sofre com o terremoto, furacões, tornados, tsunami, nem mesmo guerras. O Senhor deu a eles lindas praias, montanhas, vales, cachoeiras, rios, diamantes e até petroléo... Além do povo, que é amado em todo o mundo. Deus então enterrompeu o raciocinio de Pedro e disse: - Pedro, mas voce notou os politicos que vivem lá?

Então meus caros leitores, louvemos a Deus por aquilo de bom que temos e rezemos e nos empenhemos como povo para que as coisas mais dificeis possam melhorar, pois apesar de tudo, temos o país mais lindo do mundo, com homens e mulheres de garra e coragem.





lunedì 20 ottobre 2014

Qual é a novidade do Sínodo Extraordinário sobre a Família?


Lendo alguns jornais importantes do Brasil, atesto mais uma vez que a nossa gente vai formada com a superficilidade e a desinformação. Na manhã de domingo - 19 de outubro de 2014 - foi beatificado na Praça de São Pedro, por papa Francisco, Paulo VI, o papa do Concilio Vaticano II. Se recordamos a história, na década de 60/70, o clima era de medo e tensões políticas e sociais tremendas, mas Paulo VI foi um homem que conseguiu acompanhar com simplicidade e criatividade os sinais dos tempos e acrescentava Papa Francisco quase no final da sua homilia: “Deus não tem medo das novidades. Ele nos renova, isto é, nos faz novos continuamente. Um cristão que vive o Evangelho é a “novidade de Deus” na Igreja e no Mundo. E Deus ama muito esta novidade”. Eu estava na praça de Sao Pedro e escutei isso e se você quiser ler a homilia inteira é so entrar aqui e conferir.

O que me deixa surpreendida é que bastou esta única frase para pensar que a Igreja vai mudar seu modo de pensar com relação ao matrimônio e aceitar as “novas” uniões como modelo conjugal.
Pensou errado quem afirmou isso. Por que? Pelo mesmo motivo que a lei natural já se encarregou de evidenciar, mas que pessoas de tanta cultura tem a pretenção de negar, dizendo que sexo feminino ou masculino é uma questão subjetiva.Escolha subjetiva? Então futuramente se pode escolher ser ou não ser um ser humano, mesmo com todas as evidencias naturais, e afirmar que sou uma pulga, sendo esse meu desejo subjetivo. Tanto o fator biológico não diz nada! Atento, pois esta é uma negação antropológica existencial que quer atingir a dignidade do ser humano e não apenas o seu sexo.
Bem, mas na matéria matrimônio, a resposta da Igreja é uma redobrada atenção para auxiliar os casais que enfrentam o desafio diário da fidelidade, em um mundo tão infiel e corrupto, estando ao lado daqueles que sofrem duras provas na educacão dos filhos, no relacionamento conjugal, nas crises financeiras e na violência dentro e fora de casa. A Igreja portanto trata de problemas reais, o restante é passatempo! 

Quando o Papa diz da novidade de Deus, de fato ele nos orienta sobre a nossa rígida pretenção de achar que tudo deva estar sobre o nosso controle, negando a Deus sua participação na nossa vida. - Dar a Deus o que é de Deus - Incapazes de acolher a sua novidade que quer nos proporcionar felicidade. Pra dizer que no fundo, somos nós que temos medo do novo, pois ele nos obriga a sair da zona de conforto e a re-impostar a própria vida na dinâmica do surpreendente, das novas respostas, dos novos caminhos. E nem sempre estamos dispostos a arriscar, porque exatamente temos medo de perder. Mas perder o que? A própria ilusão da vida perfeita criada por nós mesmos? “O cristão, dizia ele, é um homem com pés plantados no chão que responde com coragem aos desafios”.

Então, o Sinodo é um convite aos homens e mulheres de boa vontade a encarar as velhas dificuldades da vida, com um olhar novo, transparente, abandonando a nossa estrutura camuflada de má vontade e preguiça mental, colocando mente e coração a disposição de Deus que faz novas todas as coisas, sem destruir o que Ele mesmo criou.  

sabato 18 ottobre 2014

Apresentaçao



Sou Cristiane Aparecida Monteiro, brasileira, nascida em São José dos Campos, mas já passei por muitos lugares: Lagoinha - SP, Pindamonhangaba - SP, Vitória da Conquista - BA, Belo Horizonte - MG, Aracajú -SE, São Paulo - SP, Fátima - Portugal, Queluz - SP, Cachoeira Paulista e atualmente estou em Roma. Já tive a oportunidade de visitar outros países: Chile e Colombia (américa Latina) Europa (França, Inglaterra, Espanha) e assim vai. São oportunidades grandiosas onde nosso conhecimento é ampliado, e se aprende a valorizar as pequenas coisas e a bondade de cada uma delas.
Essas viagens todas, é fruto do meu ser missionaria da comunidade Canção Nova, na qual vivo ha 16 anos.  Gosto de cantar e tocar violão.
A boa leitura é minha companheira, principalmente a Palavra de Deus e os livros de "Greats Books",  mas gosto muito de ver bons filmes, que me ajudem a refletir sobre a vida, alguns que me façam rir... que nao é muito difícil.
Ja trabalhei como jornalista, editora, produtora e diretora de programas. Organizadora de caravanas, professora de jardim de infancia, faxineira e vendendora.
Hoje faço um trabalho totalmente diferente, na Rede Informática da Igreja na América Latina (RIIAL)  Um desafio de todos os meus dias, mas com ele tenho crescido como pessoa e amadurecido o meu ser igreja.
Este novo blog é uma exercitação da Faculdade de Comunicação Institucional.
Mas para além desta formalidade, eu gostaria  mesmo é de partilhar com você, um pouco de minhas reflexões sobre o tempo que vivemos e procurar respostas diferentes diante dos desafios de cada dia.
Alternativa é um blog que não quer só olhar a atualidade dos eventos da Igreja e da sociedade como todos veem e são orientados a ver, mas chamar a responsabilidade que cada caminho que eu escolho, a responsabilidade é toda minha.
Que cada post possa trazer uma novidade a minha e à sua vida.
Prometo que vou escrever pouco...para você ler toda a semana.
Te espero sempre aqui.

Cris